quarta-feira, 6 de maio de 2009

Durmo e acordo com a Geografia!

Como geógrafa não podia deixar de falar da ciência a qual me dediquei por quatro anos e meio, e se Deus permitir, ainda me dedicarei muitos anos ainda.

Vim pra tentar mostrar como a Geografia está tão próxima de nós todos os dias e ainda assim na escola nossos alunos têm tantas dificuldades, ou quando não isso, boas notas mais pouco raciocínio geográfico, ao se tratar dessa disciplina escolar.

Pra começar, quando acordamos costumamos olhar pela janela pra ver se o dia está pra chuva ou pra sol. Bem, a Climatologia já está aí a nos chamar! Ao sair de casa pegamos nosso rumo, seja a pé, de ônibus, de bicicleta, de carro, ou de qualquer outra forma. Seja pra ir à escola, ao trabalho, à academia, caminhar com o cachorro, etc., nós precisamos saber nos orientar nos espaços para chegar ao lugar de destino. Pois não, a Geografia te ajuda a se orientar, há a orientação pelos astros, pelas coordenadas geográficas, pela direita-esquerda, pela cartografia, pelo GPS!

Ao chegar ao local que queríamos (ou devíamos chegar!) nos postamos a nos socializar com os demais (como seres que vivem em coletividade essa tarefa, seja por vontade própria ou por obrigação, tem que acabar por acontecer). Então, ao nos inteirarmos das notícias diárias, das novas tendências, das fofocas costumeiras, o que acontece é que sempre nos posicionamos de um lado ou de outro em cada questão. Bem, a Geografia, seja na área urbana, agrária, cultural, política, física, etc., pode contribuir pra você entender um pouco mais da sociedade e do mundo (e principalmente não ser passado pra trás por alguns espertinhos!).

À noite, naquele happy hour, naquela festinha, ou em casa mesmo, você se encontra com seus amigos, afins, familiares ou companheiros, e eis que entra uma outra Geografia, essa não é acadêmica, a geografia do amor! Aqui vai a pitadinha do conhecimento acadêmico com o espiritual, com o emocional. Aqui vai o que se aprende em todos os lugares (na família, na igreja, na escola, no trabalho, na rua), que é a arte de saber viver em sociedade e de amar o próximo!

Seja com ajuda da Geografia, da Educação, da Matemática, da Filosofia ou da Veterinária, o que importa é sabermos usar todo e qualquer conhecimento acadêmico para o bem viver em coletividade! Nosso espaço é construído e transformado por nossas ações. E essas são provocadas a partir de nossas concepções. Por isso, é necessário estarmos sempre postos a refletir sobre o que pensamos e acreditamos, pois é com base nisso que iremos agir. Assim, estudar, aprender, refletir, é uma obrigação do ser humano, e a escola precisa entender que ela educa seres pensantes e não robôs de fábrica. Portanto, a luta da Geografia tem que ser pela reflexão geográfica, a luta do Direito tem que ser pela reflexão jurídica, a da Medicina a médica, e por aí vai!

A Geografia pode nos ajudar muito mais do que pensamos, basta a escola e a Universidade trazerem pro povo o que ele precisa, que é a reflexão e a capacidade de análise. Para uma leitura geográfica da realidade, basta sabermos que somos nós, em nossos lugares, que construímos o mundo. São nossas ações locais que irão interferir nas mudanças globais. Assim, é nossa forma de enxergar o mundo e de nos relacionarmos com ele, no aqui e no agora, que nos proporcionará um mundo mais justo, mais igual e mais sereno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mergulhe no razo você também