terça-feira, 28 de abril de 2009

Onde está você agora?


O universo virtual é algo fantástico. Quebra mil paradigmas. Responda-me: É possível você pegar um carro e dirigir-se ao local onde reside o seu site favorito? Algum espertinho pode alegar: “eu imprimo”. Mas o ato de imprimir suga o site de onde ele está? Aliás, onde o site está agora? Melhor ainda: “o seu site preferido está em algum lugar?” a resposta é NÃO.
Milhares e milhares de páginas são criadas todos os dias. Elas podem expandir-se infinitamente sem que para isso ocupem um milímetro sequer. Não há limites para o virtual. Não importa quantos computadores você quebre. Você não quebrará as informações. Não importa em que lugar do mundo você esteja, elas estarão disponíveis a você. Não importa o tanto que esse mundo cresça, ele não ocupará espaço.
Todos os blogs, sítios, informações da internet existem em lugar nenhum. Por não estarem em lugar nenhum é que eles podem estar em todos os lugares. Já me perguntaram como Deus conseguiu essa façanha... Acho que quem inventou o universo virtual pode responder a essa velha pergunta.
Agora acompanhe: Se você vivesse mil anos e conservasse sua memória, sua inteligência e conhecimento seriam expressivamente maiores do que quando você possuía apenas duas décadas de idade. 980 anos mais tarde, sua massa cinzenta seria a mesma. Pouca ou nenhuma variação de peso ou volume... mas e você? Também seria o mesmo? Séculos de novos saberes não pesam 1 grama sequer a mais em sua cabeça.
É possível estudar o cérebro. Não é possível estudar a mente. Cerrar uma massa cinzenta não faz com que dela saltem idéias. Partir um chip ou um monitor não derrama senhas e postagens. Se te levarem as pernas, os braços, os olhos, você fica aonde? Se te partirem o cérebro, será que te partiram junto?
É muita loucura... Algo crescer sem ocupar espaço, algo existir em lugar nenhum, e ao mesmo tempo está em todos os cantos do planeta. Uma coisa sem peso e volume. Uma coisa real, intangível, imensurável, infinita e em constante expansão. Isso é o universo HTML que mais parece uma descrição bíblica...
Os sítios não fazem parte de nenhum computador, da mesma forma que sua mente não pertence ao seu corpo. As páginas da internet são a alma que o homem criou. Os monitores, mouses e teclados, apenas um corpo limitado e perecível. Seus posts não caducarão. Sua máquina sim. Suas idéias não saíram do ar. Ao menos que você as apague. E só o criador tem o poder de fazer isso. Se é que vocês me entendem...mas pra bom entendedor, meia palavra basta.
Encerro aqui meu papo “futurista lunático” (RS). E para os mais céticos, lanço o desafio:

Onde está você agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mergulhe no razo você também