terça-feira, 28 de abril de 2009

Toque de recolher





A partir dos altos índices de criminalidade e violência juvenis alguns municípios do estado de São Paulo, como Fernandópolois, Ilha solteira e Itapura adotaram o toque de recolher como medida de proteção à juventude de suas cidades. O resultado é de que as estatísticas criminais de fato vêm progressivamente diminuindo.

No entanto, nesse momento paro pra pensar, meu Deus cadê nosso direito de ir e vir? Cadê a capacidade das famílias de hoje de educarem seus filhos sem a necessidade da intervenção direta do Estado? Cadê o livre arbítrio dos seres humanos em poderem escolher, mediante as oportunidades oferecidas, os caminhos que pretendem seguir?

Que precisamos diminuir e acabar com a violência juvenil não há dúvidas, mas que meios são esses que alguns estão utilizando?

Pra mim isso demonstra fatalmente a derrota dos valores e do bom senso. Se precisamos punir a tal ponto nossos jovens é porque as famílias e o Estado brasileiros estão assinando a conta de que são incapazes de oferecerem as escolhas certas a nossos jovens!

Se precisamos prender em casa nossos jovens é porque não temos capacidade enquanto sociedade para os educarmos para a livre escolha da construção de seus caminhos!

Dessa forma, sou levada a pensar que para alguns é mais fácil tomar o caminho mais curto, a porta mais ampla, ao invés de escolher a solução correta dos problemas e propiciar o caminho seguro e a porta estreita!


2 comentários:

  1. Totalmente a favor do toque de recolher. Lugar de criança é em casa.
    Tão fazendo o que na rua até altas horas? coisa boa é que não é hehehehehehe.
    é isso aí. MAMADEIRA NELES

    ResponderExcluir
  2. Lugar de criança é em casa sim, e não é bom mesmo que crianças e jovens fiquem até tão tarde da noite nas ruas. Porém quem tem que decidir isso são as famílias, é a consciência de cada um que deve falar quanto a sua ação na sociedade.

    Errado um monte de coisa é, no entanto, não é apenas com restrições e punições que se educa ninguém!

    Explique, dê oportunidades outras, eduque com respeito e liberdade que assim então teremos jovens que de fato saberão escolher se querem mamadeiras, armas ou livros!

    Não adianta punir e restringir sem dá oportunidades de libertação e ação. E essas são o amor, o respeito e a educação reflexiva!

    Só segue o camninho errado, estando na rua ou em casa, aquele que não sabe escolher, e pra saber escolher é preciso que alguém ensine com respeito e usando os métodos certos, e restrição de ir e vir é o pior deles! Isso só vai gerar revolta nessas crianças e jovens!

    ResponderExcluir

Mergulhe no razo você também